segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Pink and black: meu novo look rural do fim de semana

Blusão de lã cor de rosa. Tem coisa mais feminina e que defenda do frio? Com ele, uso uma segunda pele, um calça de montaria e par de botas também de montaria, tudo preto! E me fui passar a tarde com a família estância.



Nas últimas fotos, aparece o antigo galpão feito de pedra e argila. É do tempo da construção da estância.  


sábado, 27 de setembro de 2014

Não é preciso ser rica nem ter tempo de sobra para andar bem vestida: 10 super dicas!

Conversei dias desses com uma amiga que também é mãe de cinco filhos lindos. Ela me relatou que tem grande dificuldade em combinar roupas e acaba escolhendo o que as vendedoras lhe empurram ou o que vê nos manequins, prontos, como sugestão.

Bem, cair em conversa de vendedora é muito comum, até porque um palpite dela uma vez ou outra ajuda, desde a potencial compradora tenha discernimento correto. A sugestão de roupas montada pela loja que está em um manequim (o “look completo”) é muito boa, mas há o risco de a pessoa chegar em casa e aquele conjunto não combinar com nada, só com ele mesmo. Nem sempre um look completo que fica bem em um veste bem o outro.


Um guarda-roupa deve ser inteligente. Aqui vão umas dicas pra quem não tem tempo, dinheiro e nem disposição para montar looks eficientes:



Guarda-roupa organizado.

Na bagunça fica impossível ser prática. Se somar o tempo que se leva procurando uma roupa todos os dias durante a semana é o dobro do tempo que se leva organizando o armário.




Descarte o que não usa mais.

Eu uso a máxima de que se não usei no ano anterior nenhuma vez é porque não usarei mais. Salvo caso de gestação, cirurgia e outros casos que impediram o uso daquela roupa naquela época.

Comprou roupa nova e o armário está muito cheio e não cabe todas suas roupas? Está na hora de doar.

Pra que vinte calças jeans? Cinquenta pares de sapatos? E muitos deles iguais! Será que não é demais? Não cabe? Ainda que não estejam acabadas as roupas é hora de se desfazer de algumas. Sem apegos.



Eleja três cores que combinem entre si e que fiquem muito bem em você.

A partir dessas é que você poderá comprar peças básicas para usar, que combinarão com as outras, mais fashionistas ou ousadas e coordenar com acessórios. A base precisa ser montada antes do que apenas é um plus. E essa base parte das cores que você descobriu mais combinarem com o seu estilo, com a sua pele etc.



Exemplo: elejo marrom, bege e creme. Tenho 5 blusas com essas tonalidades, básicas sem estampas, três calças, duas saias e dois casacos. Pensa quantos looks dá pra compor? Aí é só investir nos acessórios. E mesmo outras roupas mais “da moda” vão coordenar com o básico.

Fuja de estampas.

Bem, não é para fugir SEMPRE. Mas se você não tem dinheiro nem tempo de ficar procurando algo estampado que realmente deixe seu visual bonito, é melhor, ao menos por ora, deixar isso de lado.

Foque na estampa, nesse momento, apenas pra acessórios, echarpes, bijus, tiaras e etc. Além de dar um glamour no visual, é muito mais barato que uma roupa. Ademais, dá para trocar toda hora.




É bom, também, ter uma peça com uma cor diferente das três eleitas mas que combine com todas para uma vez ou outra compor um visual diferente.

O seu melhor amigo é sempre o bom-senso e o espelho. Um olhar crítico e aguçado ajuda qualquer um.



Moda existe pra dar uma tendência e não nos escravizar.

Aquilo que é ditado contra nossos costumes, contra a moral, a modéstia e que nos fica feio devemos fugir.

9º Vista-se sempre de acordo com sua idade.

Assim como é ridículo uma senhora usando roupas de mocinha é horrível uma guria de quinze anos usando maquiagem pesada e saltão 15 (ou assaltando o closet da bisavó para compor todo o seu visual).



10° Tenha uma postura alegre, confiante e sempre elegante.

Lembre-se que o seu exterior será o reflexo do interior e que você pode até estar vestida de Dolce & Gabanna: se não souber se portar, notarão mais em você o desleixo do que a grife ou a roupa bonita.


Recorde as grandes divas e seus famosos pretinhos básicos. Elas não precisavam nada mais do que isso e sua presença iluminada.


quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Calça de montaria marrom + bota + colete: meu look rural de ontem

Não é novidade para ninguém que sou uma autêntica "rural woman". Gaúcha não só por nascer no Rio Grande do Sul e ser de tradicional família de Piratini, a primeira capital farroupilha, como por me identificar completamente com a cultura pampeana do RS, da Argentina e do Uruguai, o que inclui a vestimenta, não apenas tomar mate e comer churrasco, como ir a campo, ter uma estância, andar a cavalo, conhecer um pouco de técnica agropecuária e estar imersa no mundo rural.



Por isso, meu estilo clássico/sofisticado/romântico (para entender mais sobre os estilos, leia este post) se expressa muito por roupas que tenham alguma ligação com o campo. Claro que também sou urbana, moro na cidade, gosto de peças como terninhos, tailleurs, jeans skinny, vestidos de festa. Porém as peças mais rurais são uma constante em meu closet: calças de montaria, botas, sobretudo de montaria, coletes, camisas brancas ou com babados, chapéus, boinas, padronagem pampa etc.

Hoje posto as fotos do look, bem rural, que usei ontem aqui em casa e para ir ao centro para uns compromissos bancários e comerciais, e fazer compras no supermercado.

O look consiste em calça de montaria marrom (semelhante a uma legging, mas mais folgadinha), bota de montaria também marrom, uma blusa básica com uma "gravatinha" nela, de cor mais clara, e um colete bem campeiro que meu marido me comprou na Argentina, na mesma cor da bota e da calça.


Quer comprar uma legging? Está em dúvida quanto à cor? Precisa de algo barato ou mais caro? Leggings, mais de 150 modelos a partir de R$22,99 no Posthaus. Venha conferir!

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Meu look para audiência no fórum + aniversário do sogro

20140923_174924Ontem tive audiência judicial no Fórum de Piratini, de um cliente de Curitiba. Advogo, mas escolho as causas para não comprometer minha vocação primária, que é ser esposa, mãe e dona de casa.



Como vocês sabem, ainda com três filhos e mais um na barriga não é fácil andar sempre elegante, mas eu tenho isso por princípio: maquiar-me e arrumar-me todos os dias. A elegância é para Deus, para meu marido e filhos e para mim. E isso significa que não tenho que andar elegantemente apenas quando tenho compromisso fora.

Após a audiência viajei com meu marido e meus filhos até Pelotas para comemorarmos o aniversário do meu sogro.

Esse é o look que escolhi: saia lápis, meia-calça xadrez, camisa roxa de seda com um laço, e depois do compromisso profissional mudei a camisa para um suéter cor-de-rosa com decote V, uma echarpe rosa e um casaqueto chanel.

20140923_18155520140923_181603

domingo, 21 de setembro de 2014

Meu look no dia do gaúcho



Ontem, 20 de Setembro, foi a data magna do gaúcho riograndense. O dia em que comemoramos a Revolução Farroupilha, o estourar de uma guerra de dez anos pela autonomia da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul frente à tirania da Regência que se instaurou entre o Primeiro e o Segundo Reinados do Império do Brasil. Os riograndenses lutaram pela diminuição dos tributos, pelo direito de escolher o presidente da Província e por maior representação política na Corte. Todos os anos, no dia 20, há manifestações do forte sentimento patriótico do gaúcho do Rio Grande, com festas, desfiles de piquetes a cavalo, e até uma semana inteira de preparação, a Semana Farroupilha, com shows de música nativista, bailes e fandangos, tertúlias, apresentações artísticas do folclore gauchesco, exposições, palestras culturais, encenações de batalhas.



Eu fui criada em Piratini, cidade dos meus antepassados, desde meu bisavô que aqui ergueu uma estância no 5º Distrito. Para cá voltei esse ano com meu marido e nossos filhos, e compramos uma casa na cidade, além de estarmos trabalhando na fundação de outra estância ao lado da histórica fazenda da família. E Piratini foi justamente a primeira capital dos farroupilhas quando, na guerra contra o Império, proclamaram-se uma república independente. Em Piratini conservam-se as casas dos nossos principais generais e coronéis, dos líderes civis do povo, as sedes do governo republicano revolucionário e dos ministérios, e as mesmas ruas com as pedras pisadas pelas tropas da cavalaria farrapa. Aqui o dia do gaúcho e a Semana Farroupilha têm mais razão de ser, pois foi o coração de onde partiram as ordens de guerra durante a nossa epopéia, durante o chamado decênio heróico.

Claro que fomos prestigiar o desfile dos cavalarianos. Meus filhos todos pilchados: a Maria Antônia e a Theresa de vestidos de prenda, e o Bento de bota, bombacha, lenço, colete e boina. O Rafael, meu marido, sempre pilchado a capricho, como um caudilho. Meus sogros e meus pais acompanharam conosco, e nossos sobrinhos, Victor e Maria Laura, ele de peão, ela de prenda, também. Após, meu cunhado e sua filha, Maria Clara, de bombachinha rosa e alpargata, apareceram e se juntaram ao pessoal para comermos um autêntico assado gaúcho feito pelo Rafa. 

Não pude botar vestido de prenda nem bombachas por conta da gravidez, mas montei um look bem elegante, na moda, de inspiração visivelmente campeira e, ao mesmo tempo, contemporâneo. Uma calça de montaria, com detalhes em couro sintético, verde petróleo, um par de botas marrons de montaria, blusão fininho básico sem camiseta por baixo, e um pala lindo e estiloso que tenho usado com frequência por fazer um belo diálogo entre o tradicional e o moderno.

Vejam as fotos, algumas em nossa casa, outras no desfile, e, enfim, também na volta do galpão de festas que estamos reformado (por isso os "problemas" no chão ou na volta da piscina, tudo improvisado com em qualquer obra).

O detalhe da calça de montaria com a bota e o pala por cima. Eu amei essa calça, a cor, o estilo, o couro sintético na frente, o caimento. E paguei baratíssimo: 29,90 em uma promoção que eu não pude resistir!! Uma calça dessas geralmente é muito mais de 70,00. A bota é uma das minhas antigas, uso bastante. Foi cara, claro, mas resistente, durável, de qualidade e clássica, atemporal.


E aqui o detalhe dos brincos estilosos que comprei faz poucos dias: na frente brilhantes e atrás pérolas. Sim, um brinco "dos dois lados". Em vez de uma simples tarracha, uma pérola. Lindos e fashionistas!


Mais detalhes da calça.